quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Excerto do livro "A razão dos avós", escrito pelo psiquiatra Daniel Sampaio e que aborda a temática das relações geracionais de uma forma excepcional. Uma boa leitura para pais, filhos, netos e avós! "Este livro partiu de duas ideias: em primeiro lugar, da minha convicção de que cada vez mais olhamos sem ver e ouvimos sem escutar. Depois, da minha crença de que o futuro da família está na transmissão transgeracional da sua história, tornada presente pelos testemunhos dos avós, agora ainda mais importantes perante a crise dos pais e da sua vida conjugal. (...) A fragmentação de muitas famílias causada pelo crescente número de divórcios pode contribuir para o enfraquecimento da transmissão de valores e crenças através das gerações. Em Portugal, em 2007, de 100 casamentos, 48 acabaram em divórcio, mas a grande maioria das pessoas envolvidas, sobretudo os homens, voltou a casar. As novas famílias, reconstruídas a partir da ruptura, não têm à partida mais dificuldades, mas por certo lidam com realidades complexas, uma das quais é a forma como se relacionam com as memórias do passado. Uma das teses deste livro é que os avós permitem a continuidade da família e são os garantes dos valores familiares que asseguram o futuro."
Ora aqui está um livro que eu vou querer ler.(talvez uma prenda de Natal)
Estou segura de que mais do nunca os avós são o garante dos valores familiares.
Como muito bem já foi dito, os avós são pais com açúcar, esse doce junto com ternura, amor e vivencia transmite-lhes valores essenciais á vida.
Ser AVÓ é mesmo ser Mãe com açúcar, nunca deseducando mas sim transmitindo histórias de gerações passadas e valores importantes para uma vivencia feliz.

2 comentários:

  1. E o Natal ainda vem tão longe...Não esperes, compra e lê esse livro que pela descrição tem tudo a ver contigo!

    Ao ler as tuas referências aos avós, sinto pena por ter apenas a minha avó materna no mundo dos vivos, ainda por cima sempre vivi fisicamente distante dela e a relação não é tão próxima como desejaria... Mas sinto que os meus avós estão comigo e são os meus anjos da guarda que protegem e iluminam o meu caminho de sucesso!

    Um beijo grande :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Gonçalo!!
    Vou seguir o teu conselho, pois estou mesmo desejosa por ler este livro

    Ainda tenho dois em lista de espera :) mas vou antecipar o Natal e comprar o livro que tudo tem a ver com a minha pessoa.
    Quanto aos avós são mesmo os nossos anjos-da-guarda, tenho imensas recordações dos meus avós e até da minha bisavó, recordo-os com carinho e faço questão de falar muito de todas as coisas boas que eles me transmitiram. Ainda ontem me ri ao falar com a minha prima das peripécias da minha bisavó que morreu com 86 anos e com um sentido de humor de fazer inveja.
    Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar

Obrigado a todos os que comentam o meu blogue.
Serão sempre bem-vindos a este cantinho familiar.
Carpe Diem para todos.

Maria Brito