quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Excerto do livro "A razão dos avós", escrito pelo psiquiatra Daniel Sampaio e que aborda a temática das relações geracionais de uma forma excepcional. Uma boa leitura para pais, filhos, netos e avós! "Este livro partiu de duas ideias: em primeiro lugar, da minha convicção de que cada vez mais olhamos sem ver e ouvimos sem escutar. Depois, da minha crença de que o futuro da família está na transmissão transgeracional da sua história, tornada presente pelos testemunhos dos avós, agora ainda mais importantes perante a crise dos pais e da sua vida conjugal. (...) A fragmentação de muitas famílias causada pelo crescente número de divórcios pode contribuir para o enfraquecimento da transmissão de valores e crenças através das gerações. Em Portugal, em 2007, de 100 casamentos, 48 acabaram em divórcio, mas a grande maioria das pessoas envolvidas, sobretudo os homens, voltou a casar. As novas famílias, reconstruídas a partir da ruptura, não têm à partida mais dificuldades, mas por certo lidam com realidades complexas, uma das quais é a forma como se relacionam com as memórias do passado. Uma das teses deste livro é que os avós permitem a continuidade da família e são os garantes dos valores familiares que asseguram o futuro."
Ora aqui está um livro que eu vou querer ler.(talvez uma prenda de Natal)
Estou segura de que mais do nunca os avós são o garante dos valores familiares.
Como muito bem já foi dito, os avós são pais com açúcar, esse doce junto com ternura, amor e vivencia transmite-lhes valores essenciais á vida.
Ser AVÓ é mesmo ser Mãe com açúcar, nunca deseducando mas sim transmitindo histórias de gerações passadas e valores importantes para uma vivencia feliz.