domingo, 8 de novembro de 2009

ANTÓNIO VARIAÇÕES VINTE E CINCO ANOS APÓS A SUA MORTE...

Busto erigido em Fiscal – Amares, local onde nasceu a 13 de Junho de 1984
António Variações foi uma figura controversa e extravagante que vestia roupas ousadas e a maioria que via a sua figura, fazia-os sorrir. Os mais conservadores provocavam-no e olhavam-no com reprovação.

Independentemente do seu aspecto vanguardista, Variações foi um músico que nos deixou músicas excepcionais, com letras simples de conteúdo e densidade enormes. Hoje, passados 25 anos da sua morte, artistas como Camané, David Fonseca, Humanos tantos outros, continuam a interpretar as suas musicas.
António Joaquim Rodrigues Ribeiro, nasceu em Fiscal, uma freguesia do Concelho de Amares, no dia 3 de Dezembro de 1944 e morreu no dia de Santo António, 13 de Junho de 1984. Foi a primeira personalidade pública, que supostamente morreu de SIDA em Portugal.
Em entrevista, António Variações explicou o nome escolhido:
"Variações é uma palavra que sugere elasticidade, liberdade. E é exactamente isso que eu sou e que faço no campo da música. Aquilo que canto é heterogéneo. Não quero enveredar por um estilo. Não sou limitado. Tenho a preocupação de fazer coisas de vários estilos."

CANÇÃO DO ENGATE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado a todos os que comentam o meu blogue.
Serão sempre bem-vindos a este cantinho familiar.
Carpe Diem para todos.

Maria Brito