quinta-feira, 20 de agosto de 2009

DOENÇA DE CROHN

Não hesites em me procurar para falares do CROHN eu aqui estarei para te ajudar e até visitar no hospital se for esse o caso.
Quero fazer deste blogue um cantinho onde todos os portadores da doença falem de tudo abertamente pois ter crohn não nos torna de forma alguma inferiores, mas sim gente muito mais forte e solidária





A doença de Crohn é uma doença crónica inflamatória intestinal, que atinge geralmente o íleo e o cólon (mas pode afectar qualquer parte do tracto gastrointestinal). Muitos danos são causados por células imunológicas que atacam uma ou mais partes dos tecidos do tubo digestivo, mas não há certeza de etiologia auto-imune. Os sintomas e tratamentos dependem do doente, mas é comum haver dor abdominal, diarreia, perda de peso e febre. Actualmente não há cura para esta doença, no entanto os tratamentos permitem alívio dos sintomas e melhoria de qualidade de vida.A doença de Crohn é uma das principais doenças inflamatórias intestinais. A outra é a colite ulcerosa, que difere em vários detalhes. Muitos acreditam que a doença de Crohn e a Colite ulcerosa são duas manifestações extremas de uma mesma patologia intestinal subjacente.



Se tens "doença de cronh" se tens algum membro da família amigo ou conhecido deixa aqui o teu comentário para k entre todos possamos trocar ideias e conhecimentos sobre a doença!!!!!É meu desejo poder ajudar quem necessite pois já tenho crohn á trinta e seis anos e como tal muita vivencia com esta DOENÇA.
"O ontem foi apenas um sonho, o amanhã é ainda uma visão. O hoje, torna o ontem um sonho de felicidade, e o amanhã, uma visão de esperança."

Descoberto gene chave da doença de CrohnJudy Cho assinala mudanças na compreeensão de variações genéticas:: 2006-10-27Investigadores norte-americanos e canadianos d escobriram um gene chave da doença de Crohn - uma inflamação abdominal crónica rara em Portugal - que poderá abrir caminho a tratamentos mais eficazes para a combater, indica hoje a revista Science. A descoberta explica um importante mecanismo inflamatório que muda a compreensão das doenças ligadas a variações genéticas, segundo Judy Cho, professora de medicina e genética na Universidade de Yale (Connecticut), e co-autora da investigação. Enquanto a maioria das variações do gene em causa está fortemente associada à doença de Crohn, uma delas parece conferir uma protecção importante contra a infecção, assinalou. Este avanço permite definir um alvo para o desenvolvimento de novos medicamentos que poderão ajudar a controlar melhor a doença de Crohn ou retocolite hemorrágica. "Esta doença afecta profundamente a qualidade de vida dos pacientes", explicou Richard Duerr, professor de medicina na Universidade de Pittsburgh (Pensilv ânia). Além disso, acrescentou, "a doença de Crohn afecta muitas vezes membros de uma mesma família em certas comunidades, como os judeus asquenazes (de origem leste-europeia), o que levou a pensar que se trataria de uma disfunção genética". "Esta descoberta importante faz realçar o potencial oferecido pelo projecto do genoma humano para compreender as causas de doenças complexas e desenvolver tratamentos mais eficazes", sublinha um comunicado do departamento de doenças do sistema digestivo dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos, que financiou este projecto de investigação. A doença de Crohn pode afectar todo o tubo digestivo, especialmente o íleo , o cólon e a região anal, e ser acompanhada de manifestações extra-intestinais (articulares, cutâneas, oculares...) e até de localizações extra-digestivas. As principais manifestações clínicas são sobretudo dores abdominais e diarreia que pode durar semanas ou meses, por vezes com complicações graves, como oclusões e perfurações intestinais que requerem intervenção cirúrgica. Considerada rara em Portugal, esta doença afecta mais de um milhão de nort e-americanos.

6 comentários:

  1. As pessoas especiais não surgem por acaso. Por vezes aparecem na minha vida pessoas únicas e diferentes para melhor e pergunto-lhes "O que te fez crescer e seres assim?" Normalmente escondem-me uma história dura mas enriquecedora, mas eu percebo a verdadeira história de vida que está por detrás dessa pessoa. Porque eu conheço-me e sei o preço da maturidade!

    Percebo que uma mulher com bastantes vivências de uma doença crónica e ainda com forças para ser solidária com os mais necessitados, só pode ter um fundo muito bom!

    Deixo-te duas sugestões: a visita e participação no site www.apdi.org.pt, ou então a criação da tua própria associação, porque não? :)

    "Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce!"

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário Gonçalo!
    Já sou membro da www.apdi.org.pt
    O meu sonho era mesmo ter um espaço em k pudesse ajudar todos aqueles k se defrontam com a doença e não sabem muito bem com lidar com ela. Tenho já muitos anos de vivencia com cronh e sei tudo o k está relacionado com ela.
    Já ajudei algumas pessoas a ultrapassar vários obstáculos, mas isso foi uma gota no oceano, gostaria de fazer muito mais! Quem sabe Deus não me conceba o sonho de ter a minha associação.
    “O sonho comanda a vida”
    Beijinhos amigo Gonçalo

    ResponderEliminar
  3. O sonho existe, a vontade em ajudar parece enorme, o teu contributo será de certeza vital, já não é a primeira vez que te tornas empreendedora de um grupo, portanto tens todas as condições para mais um projecto de sucesso.

    Apesar de ser por vezes demasiado sonhador, também racionalizo e acredito que os sonhos com dedicação e paciência podem tornar-se reais, e este é mais um sonho! Portanto, aproxima-te do caminho para a sua realização, através da racionalização e dedicação, a paciência será a tua aliada do sucesso.

    Pensa nisso...:)

    P.S.: Gostei da palavra "amigo", bom demais! :)

    ResponderEliminar
  4. Vou pensar com carinho nestas tuas palavras.
    Obrigado pelo apoio.
    Sê feliz hoje e sempre.
    Beijos e diverte-te neste domingo.

    AMIGOS são velas acesas
    São faróis a iluminar
    Os caminhos da beleza
    Para tristeza nos tirar

    ResponderEliminar
  5. Hello,

    No hi5 criei o grupo da Doença de Crohn. Já tem bastantes membros.

    Não sei se conheces o site www.euecrohn.pt. Tem um forum porreiro mas de há uns tempos para cá tem sido actualizado raramente.

    O site da APDI foi totalmente remodelado e tá bem melhor agora :)

    Que medicação é que fazes? Ainda tens crises?

    ResponderEliminar
  6. Olá Gnitrops.
    Já conheço o site www.euecrohn.pt e a APDI já conheço desde que foi fundada.
    A minha medicação é: Asacol 6 por dia,Folicil 1 por dia e o quantalan em sos.
    Fuioperada em Dezembro e felizmente estou sem crises e recuperei 12 kilos,o que para mim foi óptimo pois estava com muito pouco peso.

    ResponderEliminar

Obrigado a todos os que comentam o meu blogue.
Serão sempre bem-vindos a este cantinho familiar.
Carpe Diem para todos.

Maria Brito